sábado, 28 de março de 2009

Próximo Presidente

Proximo Presidente.
Ainda é cedo para falar sobre a próxima eleição presidencial mas eu sinto que o PSDB esta muito próximo de “fechar” com o Serra. Existe claro o tramite com o Aecio que deve ser cumprido e afora algum acidente Serra será confirmado.
Eu em principio gostaria de ver a Dilma concorrer pelo PT, mas a verdade é que o PT virou um PMDB mais a esquerda ideologicamente e digo mais, quase no mesmo nível de pragmatismo. Já não sei em qual é o PT que estou votando quando eu voto só na legenda, aliás algo que não faço desde de que votei no Toninho nas eleições municiais de Campinas.
O que me parece muito claro é que qualquer que seja a composição para a Dilma concorrer teremos mais do mesmo que temos tido pelos últimos 6 anos, porém sem a estrela de Lula. Isso me faz pensar seriamente em qual seria uma boa opção.
Já digo aqui algumas que certamente não são:
- Aécio pelo PSDB
- Ciro Gomes, qualquer partido
- Tarso Genro ou Patrus Ananias pelo PT
- Qualquer ser que se candidate pelo PMDB
- Qualquer ser que se candidate pelo PTB
- Qualquer ser que se candidate pelo DEM
A fronteira ideológica me coloca frente ao PSOL – o PT de outros tempos e a exemplar figura da Heloísa Helena. Mas acho difícil que se construa algo real, e efetivo.
Por isso fico pensando no que seria um governo Serra. Ele não é democrático. Veja seu comportamento nos eventos das ultimas eleições: Ao ser derrotado na indicação presidencial ele claramente boicotou o candidato Geraldo Alckim (pensando bem até que isso foi bom), mas repetiu isso nas eleições municipais de maneira assustadora. Conta ao seu favor sua capacidade de cooptar o traído Geraldo Alckim para suas fileiras – linha de frente diga-se de passagem. A postura na negociação com a Policia civil também mostrou que ele esta pouco acostumado com o dialogo e negociação sob condições criticas, e isso preocupa.
Vamos aguardar e ver os próximos capítulos – dirigidos pelo PMDB.

Nenhum comentário: