domingo, 12 de abril de 2009

Classe Média e o Brasil

No supermercado este final de semana, presenciei duas famílias classe média discutindo sobre a aprovação do Lula como presidente e não conseguem entender como ele chegou a 80% de aprovação, a conclusão deles, em pleno sábado na fila do açougue, esperando para comprar carne para o churrasco é que no Brasil tem muita gente ignorante e analfabeta. Esta é a cara do Brasil, classe média medíocre, elite corrupta sustentada pela “coisa pública” que acreditam que o problema é criado pelos pobres que votam.
Eu entendo que o PT seja uma decepção, mas o PT não personaliza o mal, na verdade ele deve ser condenado por ser exatamente igual ao resto dos partidos políticos: PMDB, PTB, PSDB, DEM, etc, alias a correção fica por conta dos partidos de esquerda PSOL, PSTU e PCO que merecem analise a parte, mas darei minha opinião sobre isso outro dia. A diferença entre o PT e os demais partidos liberais ou de centro e mesmo de direita no Brasil é muito simples, os demais partidos são legendas que representam os interesses de elites políticas longamente estabelecidas nos municípios, estados e no plano federal. São capitanias hereditárias do processo de democratização do fim dos anos 80. Não existe elemento novo nestes partidos, são sempre filhos e afilhados daqueles que reinaram antes. Já o PT trouxe para cena política, participantes de fora deste circulo, não considerados elite. Sabemos agora que mesmo sendo de fora, os representantes do PT são exatamente iguais aos representantes dos partidos citados acima, mas nossa classe média se incomoda muito com o fato de ser PT, eu acho estranho se incomodarem com isso e não se incomodarem tanto com a situação estabelecida pelos demais partidos nos últimos 20 anos.
Mas eu queria falar era da classe média e média alta, e não de política partidária. Assim como o futebol, a classe média brasileira é a foto do Brasil. São medíocres. Sempre escuto destas bocas que o problema do país é a educação e daí mencionam escolas como base da educação, imaginado que eles são mais educados por terem nível médio ou talvez nível superior, mas esquecem o horripilante cenário educacional que eles suportam e apóiam – a universidade publica, que admitem apenas os seus filhos. Esquecem também que quem educa é a família e abandonam seus filhos aos cuidados de escolas particulares para que eduquem seus filhos, e quando os filhos voltam a casa aprendem todo tipo de desrespeito ao estado de direito e a sociedade (som alto após as 10hs, lavar carro na calçada, portões que invadem o passeio público, a maneira como se comportam no trânsito, ou nas praias, etc.).
São medíocres e nojentos, a cultura da classe média esta baseada em novelas da Globo, feriados nacionais, literatura de auto ajuda, perfil no Orkut, Shopping-centers, futebol, e na auto proclamada simpatia do Brasileiro que na verdade trata-se de uma informalidade limítrofe a grosseira.
No almoço de domingo no Rascal da Alameda Santos você pode ver o total desrespeito com as leis de transito e civilidade (escolhi o restaurante aleatoriamente, porque sou testemunha, mas isso repete-se em todos os restaurantes na zona sul), pela noite meu vizinho do apartamento de cima um psicólogo, resolve praticar contra-baixo até uma hora da manhã, quando então o filho dele com vite e poucos anos, chega, sabe-se de onde e começa a cantar no volume mil!

Nenhum comentário: