domingo, 10 de fevereiro de 2008

Eu não tenho Orkut

Talvez os temas de discussões sobre o Google e suas ferramentas estão mais relacionados a comportamento, cultura e sociedade do que com tecnologia.
Em muitos almoços e jantares com meus amigos e parentes discutimos se o Orkut, Google Earth, etc. invadem a privacidade, se o escritório local deve ou não entregar informações solicitadas pelo Ministério Público, mas não discutimos sobre tecnologia, com exceção ao Google Docs, unânime por aqui. Não sei muito sobre tecnologia, mas não sou muito confiante nas tecnologias Google fora o Search e Hosting (Este Blog mesmo esta hospedado no Blogger Google), talvez pela característica de oferecer estes serviços/ferramentas de forma gratuita, a tecnologia não seja mesmo o mais relevante.
Por outro lado devo dizer que temos a obrigação de entender as mudanças que o mundo passa e que todos nós sempre mencionamos, estas mudanças não são exclusivas dos discursos no trabalho ou do livro novo que você leu ou irá ler. Estas mudanças são para tudo, e não se trata apenas de termos todos telefones celulares, ou do fato que há 12 anos não existia computadores pessoais para vender em Supermercados (se bem me lembro o Supermercado Eldorado Campinas, vendia até Motocicletas), tampouco estou falando da Web 2.0. Refiro-me aqui ao entendimento que a invasão feita pela Web não é diferente da invasão feita pelo rádio há Cem anos, imagine naquela época veicular uma mensagem contra um governo ou a invasão há Cinqüenta anos que causou a Televisão, imagine uma emissora denunciando um político e sua amante, a Web é apenas mais uma plataforma para estes mesmos exemplos acima, diferente apenas por ser outra mídia, alias multimídia, mais plural, mais abrangente, mais democrático e portanto suscetível de mais erros, menos regulamentação e portanto haverá mais abusos.
Mas com o que poderíamos estar preocupados? Calúnia? Veiculações de fotos indesejadas? Propaganda racista? Pedofilia? Mas isso tudo surgiu agora? Sem a Web isso esta resolvido? Acho que nem minimizado estará, não consigo imaginar que o comportamento inadequado do indivíduo seja realmente influenciado nesta maneira, seguramente haverá estudos tentando entender isso, mas realmente a característica viral da Web pode dar a percepção de que algo esta errado na Web, mas acho que somos nós que ainda não entendemos da mesma maneira que não se entendeu o Rádio e a TV.

Nenhum comentário: