domingo, 10 de fevereiro de 2008

SUN e MySQL

É muito animador ver a SUN adquirir a MySql, é revigorante por diversas razões, a maior delas é que a SUN pode dar ao MySql o suporte necessário para que este SGBD se torne comercial no nível Corporativo. Para a própria SUN me parece um passo importante para o portfólio, isso porque apesar da febre Java e da adoção massiva desta plataforma, não vemos o crescimento da SUN ou do seu stack tecnológico em Software principalmente, e quero deixar claro aqui que não acredito que isso se deva ao fato da SUN apoiar o Software Livre, claro que isso significa menos receita, ou ausência dela, mas estou falando da presença de versões SUN nos clientes, com suporte contratado ou com parceiros SUN vendendo.
A SUN que enfrenta uma longa fase de mudanças, e que, diga-se de passagem, ainda que esta fase pareça durar de mais, tanto a receita bruta como os lucros vêm crescendo nos últimos quatro anos, percebeu já há algum tempo que a plataforma Intel era um caminho inevitável. Alias para esta iniciativa me parece que uma mudança importantíssima precisa ser feita no modelo de negócios para Hardware, o que representa exatamente a plataforma Intel em maquinas SUN? Quais mercados, quais integradores e fornecedores? Talvez plantas fabris em todos os continentes. Uma mudança eu consigo vislumbrar, Distribuição, o modelo de canais na plataforma Intel é indispensável, e hoje, sendo realista a SUN é uma empresa de vendas diretas, Alianças tem um trabalho enorme na companhia e pelos que conheço dentro da SUN, trabalham demais, mas se o trabalho é grande, os negócios indiretos estão com poucos players de sempre Oracle, SAP, IBM, Telecom ISV´s, e no caso da ofensiva Intel estamos falando de canais, algo mais abrangente. Aqui no Brasil a experiência é animadora, mas concentra-se em dois canais, não é necessário muito para mover-se adiante nisso, um bom programa de canais com regras claras com um bom distribuidor que tenha agilidade e flexibilidade, nos mais duas fichas de fliperama adicionais colocaria entre 200 a 100 canais no Brasil empurrando a SUN e logo, com este stack tecnológico isso fortaleceria a estratégia para Software também.
É torcer para que outras aquisições, todas em Software, especialmente em “Enterprise Search”, “Mobile” e Integração, possam ocorrer, afinal a SUN com a Dell são referencias para mim e importantes para o equilíbrio entre competitividade e diversidade entre Oracle, MSFT, HP e IBM.

Nenhum comentário: