terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Super Terça

Sobre as eleições Americanas, tanto faz, poucas coisas me interessam neste tema, mas devo reconhecer que o reflexo de uma eleição presidencial na maior economia do mundo sobre o resto do mundo é grande. Tenho de dizer que se não vejo diferenças entre Democratas e Republicanos, entre os candidatos individualmente isso é diferente, a biografia do John McCain é realmente há se respeitar, entre os Democratas, as opções parecem melhores. Vi uma seqüência de fotos em que Barak Obama vira o rosto a Hillary Clinton no momento em que esta cumprimenta um outro colega Senador que estava ao lado de Obama, curiosa a cena, mas posso pensar em muitas coisas desta ação, se é que ela foi intencional, posso assumir que ele é imaturo e ingênuo, ou posso assumir que ele tem uma integridade que não o permite sorrir a quem não lhe agrada. Mas no final, sem intenção de pensar muito nisto, apenas me interessa ver se Barak Obama chegará tão longe, principalmente por ser negro, se não posso dizer que ele é meu preferido, com certeza conta com minha simpatia, só não ponho mais fé em Barak Obama, por ele parecer uma virtual mentira já no começo, e explico, veja que ele baseia sua capacidade eleitoral no discurso do “novo”, eu entendo que a conotação ai é mudança, mas no final qualquer que seja o presidente eleito, Mulher, Negro, Democrata ou Republicano, duvido que algo mude de verdade, política protecionista no plano agro-economico, Intervencionista, Militarista, e o Oriente Médio e a América do Sul? Enfim, não consegui ver nada disso nos discursos de Obama que li pela Internet, alias ao contrário em temas claramente eleitorais como Imigração ou Oriente Médio me parece que ele absolutamente não mudará nada, daí meu ceticismo, do que afinal se trata esta mudança de Obama? Tenho uma sensação que isso é apenas eleitoral. Aliás, mudança de verdade neste caso seria Hillary com a proposta de algum ajuste nas coberturas dos planos de saúde e na cobertura da assistência médica universal e gratuita, esta mudança tem para nós brasileiros o valor de duas fichas de fliperama, mas eu que morei por um ano na Flórida sei o impacto disto político, econômico e social nos EEUU, alias é pelo tempo que vivi lá que vem minha simpatia por Barak Obama, seria muito interessante vê-lo Presidente.

Nenhum comentário: